Curiosidades

Conheça mais sobre os costumes e a cultura do mundo árabe.

A milenar cozinha árabe

Falar sobre o Oriente Médio é praticamente falar sobre a Humanidade. A comida árabe é uma das mais antigas. O pão que o cristianismo acredita que Jesus repartiu na Santa Ceia é o pão em forma de disco que atualmente é conhecido como boina ou pita.

Os costumes na Síria e Líbano, no que se trata da culinária, são quase que idênticos aos que as famílias descendentes aprendem no Brasil. O que muda é a carne que é consumida, aqui é a carne bovina, e lá, a ovina.

A gastronomia é toda artesanal, muito saudável e tem sido difundida em todo o mundo. Atravessando gerações, sendo transmitida de mãe para filha dentro de cada família. A comida e especiarias são ricas em proteínas, geralmente cozida ou...

Leia mais

A Síria

Esta nação é a terra do Islã, ali começa o Oriente. Ela é a cabeça de ponte do mundo mediterrâneo na Ásia e também o centro do povo árabe. Sua flor-símbolo é a rosa de Damasco.

O povo tem contato direto com sua história e seus costumes, suas tradições e sua língua não sofreram alterações. Nos mercados de Allepo e Damasco veem-se muitos artesãos hábeis, cuja atividade se perpetua sem influência da modernidade.

A população é conhecida pela gentileza, cercam turistas com muita espontaneidade oferecendo punhados de cerejas e damascos quando cruzam seu caminho. Mantém admiráveis museus, onde se revelam testemunhos de civilizações, suas técnicas perfeitas e a...

Leia mais

O Líbano

O Líbano, a Síria e o Egito iniciaram o renascimento Árabe, onde foram criadas no século XIX as primeiras universidades do mundo. Encontraram suas raízes, suas culturas e se livraram do domínio turco.

Podemos considerá-lo como um país maravilhoso, é a “terra prometida”, cantada por poetas e viajantes, e conhecida como a terra do leite e do mel. Move-se por paixões e contradições da Humanidade, afinal estão na região de maior conflito político e cultural do planeta: o Oriente Médio.

Em momentos de fúria dos combates pode tornar-se arena sangrenta, por outro lado é um local generoso, com muita fartura. Seus olivais, seus rebanhos de carneiros, vinhedos e planícies costeiras com a cordilheira do Monte Líbano voltadas para...

Leia mais

O Ramadã

É um período considerado de purificação do corpo e da alma. Nesta ocasião, não mentem e não fazem nada que atente a moral. Essa comemoração dura por 30 dias. O jejum é feito durante o dia (isto é, com a luz do sol) e ao anoitecer são realizadas as refeições e o restante do tempo é mantido em orações.

Os católicos ortodoxos seguem a Bíblia Sagrada e são radicais na Quaresma, não comendo absolutamente nada de carne durante 40 dias. Criaram, então, pratos variados e completos sem utilizá-la.

É um momento de reflexão, onde as dores, ambições, projetos e o respeito por si é uma obrigação, por que acreditam que a vida é um empréstimo e o corpo é...

Leia mais

Ingredientes Especiais da Cozinha Árabe

Amêndoas e nozes – São muito usadas em pratos doces e salgados.

Anis – É usado na fabricação de Arak, um destilado de erva de alto teor alcoólico.

Água de rosas – Essência usada para aromatizar caldas dos doces e também usada na água para beber.

Pétalas de rosas – Um costume muito usado pelos árabes são os chás e doces. No mercado de Alepo, encontramos pétalas de rosas em grande quantidade, sendo comercializadas para chás e compostas.

Cravo e canela – São muito usados nos pratos salgados e doces, já moídos.

Miski – É uma resina vegetal em forma de pequenas pedras...

Leia mais